Bispo africano agradece colaboração missionária do Regional Sul 1

Peru será consagrado ao Imaculado Coração de Maria após eleições polarizadas
10 de junho de 2021
Pelo menos 11 mortos e oito ficam feridos em queda de prédio em Mumbai
10 de junho de 2021

Administrador apostólico da diocese de Pemba participou da 83ª Assembleia dos Bispos do Estado de São Paulo, que terminou hoje

Da Redação, com Regional Sul 1 CNBB

Dom Antonio Juliasse interage virtualmente com bispos reunidos em Assembleia / Foto: Reprodução – Regional Sul 1 CNBB

O administrador apostólico da diocese de Pemba, na África, Dom Antonio Juliasse Ferreira Sandramo, participou da 83ª Assembleia dos Bispos do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 10. O bispo falou durante o último período da reunião, que terminou na hora do almoço.

A diocese africana recebe a ajuda pastoral e humanitária do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio de projeto missionário. Nesta manhã, os participantes da assembleia, realizada on-line, conheceram a realidade social na diocese, marcada por conflitos e ameaças terroristas.

“Que a presença da Igreja seja um testemunho do diálogo e bom entendimento entre os povos em meio aos conflitos”. Quem afirmou foi o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. Ele destacou a unidade solidária por parte das dioceses paulistas.

Cardeal Scherer esteve em visita missionária a Pemba em 2019. Ele ressaltou a união do Regional Sul 1, em oração e solidariedade, ao povo sofrido pela violência no território africano. 

Leia também
.: Cardeal brasileiro inaugura duas obras sociais em Moçambique

Ameaças do terrorismo

Dom Antonio Juliasse falou sobre a importância do auxílio das arquidioceses e dioceses paulistas. Ele agradeceu pela colaboração missionária brasileira, que se identificou com a realidade de Pemba por meio da Caritas.

O bispo explicou que ele, o clero, os missionários e os habitantes locais vivem uma insegurança contínua pelas ameaças de terrorismo. O cotidiano das pessoas é incerto e os missionários “vivenciam a fé por meio da dimensão do martírio”.

Leia também
.: Igreja denuncia ameaças de extremistas islâmicos em Cabo Delgado

Atualmente, o projeto conta com oito missionários, que apesar dos perigos, desejam permanecer na missão. A cooperação missionária entre a diocese de Pemba e o Regional Sul 1 pode ser ampliada, pois alguns bispos também se dispuseram a acolher seminaristas de Pemba. Dom Antônio agradeceu a oferta e ficou de discernir a questão com o seu clero.

Sobre a Assembleia

A 83ª edição da Assembleia dos Bispos do Estado de São Paulo começou ontem com o tema “Sinodalidade, Comunhão e Missão”. Realizada de forma on-line, reuniu cerca de 100 participantes. 

Na tarde de ontem, os bispos refletiram sobre a 6ª Semana Social Brasileira (SSB) que tem como tema “Mutirão pela vida: Por Terra, Teto e Trabalho”. O momento de formação e conscientização foi conduzido pelo bispo referencial da SSB no Estado, Dom José Reginaldo Andrietta, bispo de Jales. Participaram ainda os articuladores responsáveis pela motivação nas sub-regiões pastorais.

O encontro de hoje terminou com reflexões de algumas pastorais, comissões e organismos de trabalho do Regional.

O post Bispo africano agradece colaboração missionária do Regional Sul 1 apareceu primeiro em Notícias.